COMO APROVEITAR A PESCARIA DURANTE O INVERNO?

COMO APROVEITAR A PESCARIA DURANTE O INVERNO?

Por PESCA AMADORA em 29 de Junho de 2020 as 00:00:00

Google
Estamos na estação do inverno e muitos amantes da pesca ficam desanimados com a ideia de que terão que abrir mão dessa prazerosa prática até a primavera. Não existe motivo para pensar isso! Você vai descobrir agora que, seguindo algumas dicas e com o mate

O que muda no inverno?

Com a temperatura baixa e as frentes frias que acompanham esse período, a água do oceano Atlântico se torna um ambiente mais hostil para animais aquáticos, assim como acontece com os homens e outros animais que vivem na superfície. Isso também ocorre em rios de alguns estados Brasileiros.

Os peixes são seres pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura da água. Por este motivo, o frio interfere tanto a ponto de mudar seu comportamento no inverno. Como o metabolismo deles fica mais lento, eles diminuem todas suas atividades corporais, nadam menos e, principalmente, se alimentam menos.

Em alguns casos mais extremos, param de comer totalmente e esse fato aumenta os riscos de você não ter uma boa pescaria, pois existe uma probabilidade maior deles não comerem a isca. Mas, não deixe isso te desanimar. É nessa hora que você prepara todo o seu material de pesca e coloca todo o seu conhecimento e experiência em prática.


Dicas de ouro para uma boa pesca nos dias frios

Primeiro, decida qual espécie vai querer capturar e foque nela, pesquisando todas as informações sobre o peixe que deseja capturar. As melhores espécies para se pescar no inverno são as Anchovas, Sororocas, Badejos, Olhos-de-boi no mar, e Black Bass, Truta e Carpa no rio.

Assim que todas as informações de comportamento do peixe estiverem a mão, a pergunta a se fazer é onde está esse peixe agora? Vale ressaltar que em climas frios ele irá buscar lugares mais confortáveis, como as regiões mais profundas, isso vale para todos os peixes de rio e mar. Com isso, você já pode preparar o seu material de pesca para o frio.

Se o peixe estará no fundo, o ideal seria usar iscas artificiais de fundo para captura-lo. Não esqueça que o peixe estará mais lento e com preguiça, sendo assim, iscas de fundo que são mais lentas e parecem presas fáceis são a melhor opção. Os Jigs são boas opções nessa hora.

Claro que nem todas as espécies são capturadas apenas no fundo durante o inverno, porém, quando a ação dos peixes é menor próximo a superfície, o pescador deve usar variações de iscas para obter melhores resultados.

Procure lugares que promovam pescarias típicas do inverno, como as pescas da Bicuda e da Anchova, que são praticadas em dias frios e especialmente durante à noite para tornar o evento ainda mais proveitoso.


Pescar no inverno - Quais peixes e onde encontrar

Confira abaixo: 


Sororocas e Anchovas

Se existem dois tipos de peixes muito bons para pescar na época do inverno, são sororocas e anchovas. Quem pesca nos tempos de frio em Ilhabela, na região Sudeste, tem a sorte de encontrar essas espécies, já que elas ficam, em sua grande maioria, na superfície.

Essa prática é chamada de pesca de arremesso. Você pode utilizar iscas vivas para atrair anchovas e sororocas, como sardinhas, por exemplo, que é um dos pratos favoritos dos peixes que temos aqui como alvo.


Black Bass

Essa espécie de peixe veio para o Brasil direto da América do Norte, por isso, ele sabe muito bem como lidar com o frio, o que não atrapalha a pescaria. É mais fácil encontrá-lo nos leitos dos rios, que é o local mais quente para eles, onde procuram “abrigo” durante o período de baixas temperaturas.


Carpa

Quando o frio chega, as carpas tendem a se movimentar para aquecer o seu corpo. Por isso, se o termômetro marca 15 graus, pode começar a comemorar. A dica para capturar esse tipo de peixe é utilizar a ceva correta.


Truta

Se os termômetros marcam cerca de 10 graus, saiba que o clima está perfeito para pescar trutas. Essa espécie de peixe pode ser facilmente encontrada em regiões localizadas entre montanhas.

Os rios de Santo Antônio do Pinhal, por exemplo, ficam repletos de trutas agora no inverno, então se você deseja saborear uma boa truta, lá é o lugar perfeito para pescá-las.


Badejos

Esse peixe costuma ser o preferido de muita gente, já que tem um sabor inigualável. E se você quer saber que peixes pescar na época do frio, pode incluir o badejo na lista.