INFLUÊNCIA DA LUA NA AGRICULTURA

INFLUÊNCIA DA LUA NA AGRICULTURA

Por AGRISUSTENTAVEL / ASTROCENTRO em 03 de Outubro de 2017 as 00:00:00

SAIBA QUAIS ALIMENTOS PLANTAR EM CADA FASE DA LUA

Algumas pessoas não se atentam para a Lua ou não acreditam que esse astro tenha poder para influenciar a qualidade de uma plantação. Mas isso não é verdade, a Lua influencia na gravidade da terra, que interfere nos mares, nas plantações e até nos animais.


Cada ciclo da Lua dura sete dias e possui quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Porém não basta saber qual é a melhor Lua para plantar, é preciso entender que para cada tipo de plantação temos uma fase mais adequada.


Veja abaixo quais alimentos plantar em cada fase da Lua:

 

Qual é a melhor Lua para plantar raízes e tubérculos?

Raízes e tubérculos

Para as raízes como batata, inhame, rabanete, a Lua Minguante é a fase ideal para plantação. Isso porque a força que a lua exerce sobre a terra é bem pequena e a energia (força) da terra é exercida para baixo. Tudo isso vai favorecer o crescimento dessas raízes, pois elas crescem “para baixo da terra”. 

*Na Lua Minguante também é um bom momento para tirar bambus e madeiras.


Qual é a melhor Lua para plantar hortaliças e plantas medicinais?

Hortaliças e plantas medicinais

Para hortaliças como couve, almeirão, salsinha, espinafre, cebolinha e plantas medicinais, como boldo e melissa, a Lua Nova é a fase ideal, pois a força que a lua começa a exercer sobre a terra faz com que a seiva das plantas se movimente com mais facilidade do caule em direção aos ramos. 


Qual é a melhor Lua para plantar legumes e cereais?

Cereais

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).


Qual é a melhor Lua para plantar hortaliças (que formam cabeça) e flores?

Hortaliças e flores

A Lua Cheia é a fase ideal para plantar por exemplo o repolho, a alface e a chicória. Na lua cheia, a influência que ela exerce sobre a terra está no ponto máximo, portanto a seiva das plantas se concentra na copa das plantas, e por isso também é uma fase excelente para o plantio de flores.