Calendário Agrícola

Calendário Agrícola

Por Silvana Teixeira em 17 de Outubro de 2019 as 00:00:00

Google
A agricultura, atividade produtiva de grande importância para o homem, é a união de técnicas aplicadas no solo para o cultivo de vegetais destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação.

 


É um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil. No entanto, plantar custa caro e envolve riscos, devendo o produtor ficar atento a fatores como o clima, a quantidade e a qualidade da mão de obra, a qualidade do solo, o fator econômico, a tecnologia aplicada na produção e outras mais, para que não haja dispêndio de recursos e prejuízos futuros.

Pensando em minimizar esse problema, foi desenvolvido um calendário agrícola para vários cultivares nacionais, que auxilia o produtor a planejar a sua produção, orientando-o sobre a época correta, conforme a região do país, para o plantio, a colheitaadubação e inúmeras outras informações sobre produtos específicos.

Para planejar o plantio em sistemas agroecológicos, o produtor precisa, primeiramente, ter clareza de seus objetivos, ou seja, saber o que ele pretende alcançar através do plantio de determinadas espécies vegetais ou da criação de certos animais. Delimitar os objetivos é, portanto, o primeiro passo para se conhecer quais e quantos recursos (ecológicos, técnicos, mercadológicos e humanos) serão necessários para a realização do que se deseja.

Após esta etapa, que é fundamental no planejamento da instalação das culturas, o agricultor deverá fazer uso de alguns critérios, sobretudo de natureza técnica e socioeconômica, que servirão para orientar sua decisão sobre quais as culturas que irão potencializar as condições e os recursos naturais presentes em sua propriedade.

Os critérios mais importantes são a adaptação das espécies vegetais ao local de cultivo, a época de plantio e de comercialização da produção, o tamanho da área de plantio, a distância da propriedade até os pontos de distribuição e venda dos produtos, o sistema de irrigação disponível, entre outros.

Uma vez escolhidos os principais produtos comerciais do sistema de produção, é fundamental a realização de um planejamento de rotação de culturas, para otimizar o aproveitamento da atividade biológica e dos nutrientes presentes no solo e evitar a reprodução exagerada de organismos que atuem como pragas ou doenças.

Seguro sobre o que deseja de seu sistema de produção, orientado para o manejo integrado da paisagem e de posse do calendário agrícola, o produtor dispõe de todo arsenal necessário para sair vitorioso na empreitada, já que deterá informações valiosíssimas, como precipitação anual, início e término da estação de chuvas, variação de temperatura, velocidade do vento, umidade relativa do ar e zoneamento agrícola e as épocas ideais de plantio e colheita das principais culturas produzidas em determinada região, diminuindo os riscos de baixa produção em razão da variação climática e garantindo, assim, o aumento na produção agropecuária/agrícola.

Clique no link a seguir e confira a época para o início do plantio e da colheita das principais cultivares do país, divididas por região. Confira, programe-se e boa safra!

 

Calendário Agrícola - Centro-Oeste

Calendário Agrícola - Nordeste

Calendário Agrícola - Norte

Calendário Agrícola - Sudeste

Calendário Agrícola - Sul